22/12/2017
14/08/2017
26/06/2017
10/12/2016
04/11/2016
19/08/2016
Posts recentes
7 dicas para estabelecer uma conexão com o seu filho
07/11/2017
*Artigo de Bete P. Rodrigues
Originalmente publicado no portal Educação Para Paz
A base de todo e qualquer relacionamento afetivo é a conexão. Veja sete dicas da Disciplina Positiva para estabelecer a conexão com o seu filho e melhorar o relacionamento familiar.

1. Olhe no olho do seu filho quando estiver falando com ele ou ouvindo o que ele tem para te dizer/mostrar. Para isso, abaixe-se quando necessário e fique com seus olhos na altura dos dele;
2. Mantenha-se alerta/atento porque as crianças são imprevisíveis e rápidas! Por questões de segurança, escolha bem onde estar com seu filho e procure não se distrair com outras coisas. Observe a criança à distância ou faça alguma coisa junto com ela;
3. Seja firme e gentil ao mesmo tempo. Seja gentil validando os sentimentos da criança, por exemplo, e seja firme dizendo não de uma forma respeitosa. As crianças precisam tanto de afeto/gentileza quanto de limites/educação/orientação;
4. Permita que seu filho tente fazer coisas sozinho – coisas possíveis e adequadas para a idade dele, é claro! Você não vai deixá-lo manusear objetos cortantes ou fogo, por exemplo. Mas se você sempre fizer coisas por ele, impedirá que aprenda a fazer coisas sozinho: Ele precisa aprender a se vestir, a comer sozinho, a guardar os brinquedos, a ajudar a preparar um lanche, a andar sem apoio, a brincar sozinho…
5. Nem sempre responda as perguntas do seu filho. Permita que ele mesmo tente responder. Pergunte: O que você acha? Como podemos descobrir isso? Vamos pesquisar juntos? E evite sermões ou longas explicações… Não funcionam!
6. Respeite os sentimentos do seu filho. Ria com ele e não dele! Procure manter seu autocontrole para que ele tenha um bom exemplo de autodisciplina.
7. Curta seu filho! Crianças são criaturas fascinantes, divertidas, leves, carinhosas… Aproveite cada fase! Procure fazer mais do que cuidar. Estamos o tempo todo trocando, levando, buscando, alimentando, orientando… Além de cuidar, procure curtir: conversando, brincando, passeando, observando, se divertindo.
Bete P. Rodrigues é tradutora dos livros sobre Disciplina Positiva em português e a única trainer (aquela que pode formar formadores) em Disciplina Positiva para pais em exercício no Brasil. Ministra cursos presenciais e cursos online sobre o tema. É a tradutora do livro Disciplina Positiva pela Ed. Manole e acabou de traduzir também o livro Disciplina Positiva na sala de aula.


